SAÚDE OPERACIONAL

Hospital de Campanha da FAB supera 50 mil procedimentos no DF

A unidade de saúde foi instalada na região administrativa de Ceilândia (DF) para atender demandas de tratamento contra a dengue
Publicada em: 17/04/2024 19:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado no Distrito Federal há mais de 70 dias, registrou nesta quarta-feira (17/04), 50.124 procedimentos realizados aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com dengue. A estrutura montada na região administrativa de Ceilândia, desde o dia 05/02, desempenha um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimento de qualidade 24 horas por dia e contribuindo para a contenção da situação de emergência na capital federal.

A prontidão e agilidade dos militares envolvidos são fundamentais para aliviar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e combater a crise de saúde pública no DF. O Comandante da Operação, Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, ressaltou a eficiência da ação. “Estamos cumprindo nossa missão com êxito, pronta-resposta e resolutividade. Tem sido um exercício extremamente positivo para a equipe do HCAMP, sendo possível não só treinar os que já estavam habilitados, como também formar novos profissionais da saúde na área operacional, visando aumentar, inclusive, o contingente de profissionais para outras missões operacionais. Além disso, é importante pontuar que a parceria com a Secretaria de Saúde do DF surte um efeito extremamente positivo para a Força”, ressaltou o Oficial-General. 

Para o atual Comandante do HCAMP, Major Médico Vinicius dos Santos Fernandes, a disposição e motivação dos militares envolvidos na missão é essencial para atender da melhor forma possível a população. “Buscamos sempre oferecer o atendimento ideal para cada paciente, priorizando os detalhes, reduzindo tempo de espera e prestando uma assistência bastante humanizada. A FAB sente-se honrada em estar cumprindo a missão, com precisão e excelência no atendimento à população”, destacou.

Nesta quarta-feira, a equipe de militares especializados realizou uma ação de vacinação contra a dengue, com as doses do imunizante direcionadas às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, além de outras vacinas disponibilizadas pela SES-DF a toda a população. “Foi um trabalho de mutirão vacinando para dengue e para a influenza, porque os casos têm aumentado também em Brasília”, completou o Brigadeiro Médico Braga.

A Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, avalia como muito satisfatório e proveitoso o trabalho realizado pelo HCAMP, uma vez que contribui muito com os tratamentos necessários à população que foi atingida com o vírus da dengue. "A missão de todos nós aqui é servir e cuidar. Essa parceria entre o GDF, por meio da Secretaria de Saúde, e o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, é muito importante para que a população tenha acesso aos cuidados necessários às situações de quadro de dengue. A ação evita que muitos pacientes tenham as formas mais graves da doença", declarou a Secretária de Saúde.

A FAB demonstra, mais uma vez, sua capacidade de prontidão, especialmente quanto ao acionamento e à montagem da estrutura, e a eficiência nos atendimentos de saúde. A ação reflete o empenho da Força Aérea Brasileira e de seus militares em apoiar a sociedade onde o Brasil precisar.

Ação Cívico-Social no Pará

Em junho, a estrutura médica seguirá para o Estado do Pará, com o intuito de atender comunidades ribeirinhas, no Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR 2024), que ocorrerá entre os dias 06 e 19/06. 

Procedimentos

O Hospital de Campanha fornece atendimento clínico e pediátrico, com centro de emergência, laboratório para coleta e exames diagnósticos, estrutura para acompanhar tratamentos em andamento e espaço para hidratação. A Unidade conta ainda com uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentre outros, e possui 60 leitos para acomodar os pacientes.

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER; HCAMP